DIÁRIO DE GRAVIDEZ: TRANSLUCÊNCIA NUCAL

Hello people!

Sexta-feira (08/07), fiz minha segunda ultrassom. Foi endovaginal porque ainda estou com 13 semanas e a ultra obstétrica é feita somente após a décima quarta semana. Foi um exame de rotina, mas o principal motivo para eu ter feito nessa semana foi a translucência nucal.

Mas o que vem a ser isso? Explico. A translucência nucal é feita exatamente no exame de ultrassonografia comum, porém as informações só podem ser colhidas das semanas 11 á 13 de gestação. Mede-se um espaço específico na nuca, a partir de 14 semanas não é mais possível ser feito, pois a imagem deixa de ser transparente e não aparece mais no ultrassom. Ela é feita para descobrir se o bebê tem problemas de coração, anomalias cromossômicas e síndromes diversas como a síndrome de Down. Então imagina-se…ok, mas e se houver algum problema, qual a diferença entre descobrir, fazer o exame ou não, já que o bebê está ainda no ventre?! Bom, caso haja algum dano à saúde, como problema de coração, o médico já pode dar início ao tratamento como o bebê ainda na barriga, e também é possível prever que tipos de aparelhos devem esperar pelo bebê no seu nascimento, como por exemplo uma UTI Neonatal.

Se a medida do ossinho estiver acima da média deve haver alguma anomalia, que pode ser uma síndrome ou má formação, o médico neste caso poderá pedir mais exames.

A época ideal para fazer o exame segundo os médicos é com 12 semanas completas, mas podemos fazer até as 13 semanas e 6 dias. Eu fiz com 13 semanas e 1 dia e estou mega feliz, pois tudo está perfeitamente normal, o bebê está formado exatamente como deveria para a idade gestacional.

Não consegui descobrir o sexo e foi por tão pouco, viu gente! Mais 3 semaninhas e o sexo já estaria completamente formado, mas achei que mais valia saber da saúde do meu baby, que o sexo em si. No próximo mês farei outra ultra pra ouvir o coraçãozinho, ver se está tudo bem e quem sabe conseguir ver o sexo (se o babys deixar).

O meu filhote está pesando 71 gramas, mede 12,7cm e 150 batimentos/min.

Claro que vai ter 3×4 do baby brother!

IMG_3408

IMG_3409

IMG_3410

Beijos leitores e futuras mamães como eu!

Que Deus abençoe os nossos bebês.

Glendinha Boliver.

Também em outras redes:

Facebook ¦ Twitter ¦ Instagram ¦ YouTube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s